Quem Somos

SOBRE A REAJA

 

Saiba quem somos e o que nos move!

A REAJA Soluções Colorimétricas é uma empresa pautada nos conceitos da Redução de Danos e Empatia, que entrega aos consumidores informação e poder de decisão qualificada, através de reagentes colorimétricos para testes de detecção de substâncias.

Criada por dois jovens idealistas e empreendedores - formados em Química pela UFPR e na rua, em suas atuações cotidianas com a Redução de Danos -, a REAJA busca aliar conhecimento técnico e vivência, a fim de proporcionar testes rápidos, seguros e práticos para uma ampla gama de substâncias e perfis de usuários.

Desde 2015, a REAJA disponibiliza reagentes para a identificação das principais substâncias sintéticas. Este escopo inicial se deve à constatação de abuso no uso destas substâncias e adulteração das mesmas, especialmente em contexto de festas/festivais.

Em 2018, diante do Boom da cannabis medicinal, lançamos o teste REAJA CBD, que permite a identificação de Canabidiol (CBD) em amostras de cannabis. Este lançamento gerou impacto nas discussões sobre Redução de Danos e Cannabis Medicinal, pois permite, com ferramentas de baixo custo, a obtenção de informações importantes – e até imprescindíveis -, aos pacientes que cultivam ou adquirem produtos à base da planta.

Com inovação e tecnologia, e buscando aprimorar ainda mais as análises deste segmento, lançamos, em 2021, o REAJA THC, que, aliado aos REAJA CBD, permite identificar a relação entre os dois princípios ativos. Tais testes podem ser utilizados em amostras de óleos, extratos concentrados e matéria vegetal.

 

O que são os testes colorimétricos?

Os testes colorimétricos, ou testes de substâncias, consistem em uma estratégia de Redução de Danos iniciada na década de 70 do século passado, primeiramente para estudos científicos. Permitem ao usuários acesso à informações qualificadas da substância que se pretende consumir, auxiliando nas escolhas seguras e conscientes sobre dosagem, combinações perigosas ou mesmo sobre a evitação do consumo. Também permite que se identifiquem adulterantes e emuladores de efeito, que muitas vezes podem causar sérios riscos à saúde.

Como grande parte das estratégias de Redução de Danos, a testagem de substâncias também sofreu e sofre ataques, motivados pela incompreensão dos intuitos e práticas destas estratégias. Mesmo assim, nos últimos 25 anos, foi possível estruturar serviços de verificação de substâncias em diversas instituições de muitos países. Os pioneiros foram psiquiatras do Hospital Universitário de Amsterdam, em 1970, a partir de amostras obtidas junto aos usuários atendidos. Também na Holanda, se estruturou o Sistema de Informações e Monitoramento de Medicamentos (DIMIS), primeira iniciativa levada a cabo por um Ministério da Saúde no mundo, e que testou, desde 1992, mais de 100.000 amostras. Entre outras iniciativas louváveis, em outros locais, podemos destacar a Associação Hegoak Elkartea, fundada na Espanha, em 1999; a TecnoPlus, na França, em 1995; a Modus Festa, na Bélgica, em 1996; a Energy Control, na Espanha, em 1997.

Em 2017, uma coalização de organizações realizou o Dia Internacional de Verificação de Drogas, buscando aumentar a conscientização sobre o uso mais seguro de drogas. A iniciativa foi dirigida à usuários recreativos, partindo da premissa de que o uso de substâncias ocorrerá, a despeito de qualquer ato proibitivo, e que é necessário bem informar os usuários a fim de evitar abusos e danos mais graves à saude.

Além disso, por intermédio principal de grupos de redutores e outras instituições da sociedade civil organizada, está se popularizando a testagem de substâncias em contexto de festas/festivais, através de pequena amostra fornecida pelo usuário, e com resultado imediato. A REAJA apóia ações de testagem e redução de danos em festivais e locais de consumo de substâncias, respeitando sempre a autonomia do indivíduo, e ajudando a diminuir as ocorrências de abuso. Algumas das instituições no país que se destacam, neste sentido, são o Centro de Convivência É de Lei; Respire; Balance, entre outros.

Hoje, os testes começam a ser compreendidos como um serviço essencial de informações, acolhimento e redução de danos, com foco contínuo no bem estar do usuário.

 

Pioneirismo também faz parte da nossa solução

A REAJA é a primeira produtora de soluções colorimétricas no Brasil. E pretendemos ser, também, um player internacional. Para tanto, buscamos estabelecer parcerias de inovação e transferência de tecnologia com instituições daqui e de fora, em países com o Peru e o Uruguai, entre outros. Também nos espelhamos nas boas práticas do mercado e nos exemplos de sucesso internacional, a fim de refinar nossos processos e entregar sempre a melhor tecnologia e os produtos mais confiáveis do setor.

Dentre as marcas similares no mercado internacional, podemos destacar: DanceSafe, que atua desde 1998 nos EUA com aconselhamento sobre testagens e Redução de Danos; Roid Test, com ênfase em informação e testagem de esteróides e anabolizantes; EZ-Test, um dos primeiros testes comerciais, difere dos demais em sua apresentação em ampolas de vidro e amplitude das substâncias testáveis; e Bunk Police, que, além de comercializar testes, também oferece conteúdos, no site e em redes sociais, que permitem ao usuário comparar suas testagens com as da empresa.

Com DNA totalmente brazuca, mas em sintonia com as melhores práticas e produtos do planeta, oferecemos soluções acessíveis e confiáveis, para todos os tipos de consumidores.

Fabiano Soares e James Kava, sócios fundadores da Reaja Soluções Colorimétricas.

Finalmente, não fazemos juízos de valor à respeito do uso de substâncias, pois entendemos que se trata da esfera de autonomia dos indivíduos. Nossa atenção está voltada ao bem estar dos usuários, fornecendo informação e conscientização – sob os paradigmas da RD -, através de testes rápidos, práticos e seguros.

 

Por isso, convocamos a todos: na dúvida, REAJA!

Sobre a loja

O Laboratório REAJA é uma empresa voltada ao desenvolvimento e pesquisas de soluções rápidas para identificação colorimétrica de substâncias.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Reaja Indústria e Comércio de Reagentes Ltda. - CNPJ: 35.078.866/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade