Redução de Danos

 

O que é Redução de Danos?

Redução de Danos é um conceito interdisciplinar complexo que pode ser compreendido por um viés teórico e também pragmático. Com diversas variações conceituais, pode ser sintetizado como: “um conjunto de visam minimizar os riscos e danos individuais ou coletivos causados pelos diferentes usos de drogas lícitas e ilícitas.” (MELO, 2013.)

Ou seja, a redução de danos é uma estratégia plural, para lidar com os problemas advindos de drogas de abuso, desde a dependência crônica em drogas lícitas, quanto na dependência antidepressivos ansiolíticos prescritos legalmente.

Instrumentalização para a Redução de Danos

Anualmente centenas de novas variações de substâncias psicotrópicas são inventadas em todo o mundo. Essas substâncias ainda pouco estudas e sem informações conhecidas, podem causar sérios riscos à saúde, sozinha e/ou em combinação com outras drogas.

A adulteração por outras substâncias é um problema contínuo que traz potencial risco à indivíduos que consumam essas drogas.

Os kits de testagens colorimétricas para drogas são a materialização do discurso da redução de danos, na forma de instrumentalização do indivíduo que, imbuído de curiosidade e autonomia, pode descobrir a real natureza de uma determinada substância, testando a substância com diferentes tipos de reagentes.

As drogas e a Sociedade

As drogas sempre estiveram presentes em diversas sociedades, em alguns momentos umas lícitas, outras ilícitas, que ao longo da história, trocavam de posição.

Independente do contexto histórico-político elas sempre estiveram presentes, a forma jurídica distinta que cada uma vem sendo tratada é o que permanece em constante mudança.

  • Cannabis Medicinal e Redução de Danos

Recentemente a ONU retirou a Cannabis sp, da lista das substâncias mais perigosas, considerada “suscetíveis de abuso e a produção de efeitos danosos sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas”. Agora reconhece oficialmente seus benefícios terapêuticos.
Atualmente a cannabis está com notória relevância com a popularização de produtos contendo canabinoides, principalmente devido a abertura para importação desses produtos.

Utilizados para diversos tipos de tratamentos, os canabinoides estão auxiliando desde pacientes que contraíram COVID até mesmo aos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia.

  • Redução de Danos nos sachês

A política de Redução de Danos engloba todas as substâncias nocivas a saúde, seja ela lícita ou ilícita.

A poucos anos atrás era comum encontrarmos saleiros e açucareiros disponíveis em restaurantes. O fracionamento tanto do sal, quanto do açúcar, no formato de sachês, além de higiênico, possibilita que o indivíduo mensure facilmente a quantidade que está ingerindo. Reconhecidamente há uma relação direta no abuso de sal e açúcar, com pressão alta e diabetes, respectivamente, no entanto proibir que as pessoas utilizem sal ou açúcar está fora de cogitação, mas alertar elas sobre os riscos de quantias exageradas tornam-se mais eficaz, do que restringir ou proibir o uso.

Por isso pratique redução de danos no seu cotidiano!  

NÃO DUVIDE, REAJA

 

 

 

Sobre a loja

O Laboratório REAJA é uma empresa voltada ao desenvolvimento e pesquisas de soluções para identificação colorimétrica de substâncias.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

Reaja Indústria e Comércio de Reagentes Ltda. - CNPJ: 35.078.866/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade