Redução de Danos

 

A Reaja Soluções Colorimétricas é uma empresa que propaga a Redução de Danos como método e ferramental eficaz para informar, conscientizar e minimizar os riscos do uso de substâncias lícitas e ilícitas, bem como para acolher e acompanhar os casos de uso indevido e abuso.

Mas o que é Redução de Danos?

É um conceito interdisciplinar complexo, que pode ser sintetizado como um conjunto de práticas que "visam minimizar os riscos e danos individuais ou coletivos causados pelos diferentes usos de drogas lícitas e ilícitas.” (MELO, 2013.)

 

Segundo a Associação Internacional de Redução de Danos (IHRA),

Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas. (…) A Redução de danos complementa outras medidas que visam diminuir o consumo de drogas como um todo. (…) também aceita o fato de que muitas pessoas não conseguem ou não querem parar de usar drogas. (...) É portanto essencial a existência de informações, serviços e outras intervenções de redução de danos que ajudem as pessoas a se manter seguros e saudáveis.”

Ou seja, a redução de danos é uma estratégia plural, para lidar com os problemas advindos do uso abusivo de determinadas substâncias, desde a dependência crônica em drogas ilícitas, até a dependência de álcool e antidepressivos e ansiolíticos prescritos legalmente.


Esta estratégia está sedimentada em alguns pilares, tais como empatia, Direitos Humanos, respeito à autonomia do usuário, cuidado, acolhimento, atenção integral à saúde, saúde pública. E parte da premissa de que as substâncias alteradoras do sistema nervoso central existem e são utilizadas há muitos milênios pelos seres humanos, e que - a despeito de toda a proibição fracassada da War on Drugs -, o consumo de substâncias permanece e permanecerá, cabendo à sociedade o papel de educar e conscientizar para escolhas bem informadas e usos seguros das mesmas.

Instrumentalização para a Redução de Danos


Anualmente, centenas de novas variações de substâncias psicotrópicas são inventadas em todo o mundo. Ainda pouco estudadas e sem informações confiáveis sobre componentes, toxicidade, efeitos a curto e longo prazo, entre outras, podem causar sérios riscos à saúde, sozinhas e/ou em combinação com outras drogas.


Também a adulteração de determinados produtos por outras substâncias é um fator de potencial risco aos consumidores, seja entre os usuários recreativos, ou mesmo entre aqueles que utilizam determinadas substâncias para aumento de massa muscular e incremento de desempenho esportivo.

Os kits de testagens colorimétricas para estas substâncias são a materialização do discurso da Redução de Danos, na medida em que instrumentaliza o usuário, para que - com autonomia e curiosidade -, descubra de forma rápida, prática e segura a real natureza de uma determinada substância, testando-a com diferentes tipos de reagentes.


Cannabis Medicinal e Redução de Danos


Recentemente, a ONU retirou a Cannabis sp. da lista das substâncias mais danosas, consideradas “suscetíveis de abuso e a produção de efeitos danosos sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas”. Também reconheceu, oficialmente, seus benefícios terapêuticos e sugeriu aos países membros que regulassem o uso medicinal da planta.

 

A popularização dos tratamentos à base da Cannabis Medicinal no país, com produtos importados ou nacionais, e as recentes decisões judiciais permitindo que pacientes cultivem a matéria-prima de seus remédios, trouxeram esta planta e seus princípios ativos para o centro do debate médico e social. De modo auxiliar, a pandemia de COVID-19 fez surgir o interesse nos tratamentos a partir de canabinóides para as sequelas da doença e mesmo para incremento da imunidade dos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia.

Neste sentido - e diante da existência de diversas concentrações e posologias possíveis para as mais variadas enfermidades – se fez necessário o desenvolvimento de soluções colorimétricas que permitam aos pacientes determinar se suas amostras e produtos são seguros e equilibrados para seu tratamento específico. Para isso foram criados os testes REAJA CBD:THC, que oferecem segurança e confiabilidade aos usuários.

Pratique a Redução de Danos no seu cotidiano. E a primeira e essencial estratégia é a informação e o conhecimento. Conte com a gente para isso.


Na dúvida, REAJA!

Sobre a loja

O Laboratório REAJA é uma empresa voltada ao desenvolvimento e pesquisas de soluções rápidas para identificação colorimétrica de substâncias.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Reaja Indústria e Comércio de Reagentes Ltda. - CNPJ: 35.078.866/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade